terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Poesia em duas pernas...





           “Um deus nos estádios
Abrindo as retrancas,
Um desengonçado
Que as redes balança. [...]
Malasartes do jogo
Driblando zagueiros,
Um bobo pra corte,
Um herói brasileiro.” – Antônio Nóbrega (Flecha Fulniô)
            Eu ia começar dizendo que estou fazendo algo que não costumo neste blog, quando parei pra pensar e descobri que nunca falei aqui dessa grande paixão que tenho, o futebol.
            No dia 20/01/2013 fez 30 da morte daquele que pra mim é mais do que Pelé e Maradona, o Mané Garrincha, que de mané mesmo não tinha absolutamente nada, mas fazia passar por bobos os zagueiros que driblava com as pernas tortas e ágeis.
            Há algo que me comove mais nisso tudo. Garrincha é de uma época em que o futebol ainda era um esporte popular. Se por um lado havia uma cartolagem, por outro não havia uma FIFA, que constitui uma burguesia internacional associada e que faz valer seus interesses com os métodos despóticos do capital. Naquela época, se as pessoas iam de terno e gravata aos estádios, os preços eram para toda a população e não uma exorbitância, o que não condiz com o espírito fraterno que deveria reinar no futebol, o que existe mesmo é um verdadeiro fetichismo da bola.
           
Tenho certeza de que Garrincha estaria muito chateado com o atual nível do futebol, esse futebol-força de tropeções, esbarrões e 1 a 0. Minha homenagem a esse grande craque vai no sentido de festejar um herói das massas, com alma popular, que fazia jorrar poesia daquelas pernas tortas... Salve, Garrincha! Termino deixando um vídeo com a música de Sérgio Ricardo (injustamente vaiada no Festival de 1967), Beto Bom de bola, contando a história do craque que ficou esquecido durante muitos anos.

Nenhum comentário: