segunda-feira, 11 de março de 2013

Curtinha - Quem ameaça o PSDB?



Qual a maior ameaça para o PSDB daqui pra frente?
            O livro que recomendei do sociólogo André Singer “Os sentidos do lulismo- reforma gradual e pacto conservador” demonstra muito bem o abandono do PT pela classe média, sobretudo a partir de 2006. Entretanto, o que acontece é que uma enorme parcela da classe trabalhadora – o subproletariado, cujas condições são piores do que as do proletariado, e que historicamente votava no PFL (atual DEM), por seu apelo à ordem, que via ameaçada pelo “reformismo forte” do PT de então.
            Em seu blog, meu amigo e camarada Jones Makaveli (http://makaveliteorizando.blogspot.com.br/) fez uma reflexão interessante sobre o discurso da Dilma no Dia da Mulher. Deixando de lado o discurso de gênero ele observou (e bem) um diálogo com a classe média, numa tentativa de reconquista.
            Se o PT não atrai mais a classe média, esta se apegou primeiramente ao PSDB (principalmente por seu discurso hipócrita “contra a corrupção”), mas em 2010 Marina Silva ocupou esse espaço, obtendo uma expressiva votação daqueles que não tinham identidade de classe com o projeto Dilma, mas que não viam em Serra alguém que representasse seus anseios, em suma, Marina ganhou votos de tucanos envergonhados.
            O PSDB precisa se atentar para aqueles que mais o ameaçam nessa campanha e, por mais incrível que pareça, não é o PT, seu adversário histórico desde 1994 o partido que mais ameaça os tucanos. A principal ameaça ao PSDB é a REDE de Marina, que com um discurso moralista, “renovado” e ecologicamente correto promete arrastar votos de uma classe média órfã.
           O PT conseguiu uma coalizão que agrada ao capital financeiro, ao subproletariado, Marina está conseguindo ganhar a classe média. Bem ou mal, nas redes sociais e na blogosfera há grande repercussão da privataria tucana, dos escândalos de Aécio, que não são nenhuma novidade. A questão é: qual a fatia do bolo que vai sobrar para o PSDB?  Terá ele o mesmo fim do DEM? Serra já se mostrou morto politicamente, Aécio é a esperança de alguma renovação.

Nenhum comentário: