quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Em defesa do socialismo, Allende VIVE!




“Aqueles que esperam ver uma revolução social ‘pura’ não viverão para vê-la. Essas pessoas prestam um desserviço à revolução ao não compreender o que é uma revolução” – Lênin.
________________________________________________________________________________________________ 

            É difícil resumir em poucas linhas com vistas ao futuro mil dias. Mil dias de um processo revolucionário. Citarei abaixo algumas obras que recomendo para o estudo dessa tormenta revolucionária que nos é muito útil para entendermos os processos latino-americanos no presente.
            Lamentavelmente, a figura de Allende – que não deve ser tomada como central nas análises do processo revolucionário, apesar de todo rol que cumpre, é tomada por muitos ora como de um político “ingênuo” e “utópico”, ora como de um “reformista”. O fato é que análises reducionistas têm sido muito frequentes, sobretudo entre setores trotskistas mecanicistas e setores incapazes de romper com o dogmatismo stalinista.
            Salvador Allende chega ao poder em um país com algumas peculiaridades interessantes. Um país com certa tradição democrática, ao contrário dos demais países latino-americanos, com uma tradição legalista nas Forças Armadas – não foi por acaso que Allende contou com figuras como René Schneider e Carlos Prats, ambos peças-chave na repressão aos movimentos golpistas e mais, a República Socialista do Chile, fundada em 1932, foi um movimento liderado por oficiais militares. Isto não quer dizer que o Exército fosse progressista, mas são peculiaridades importantíssimas para se compreender que a estabilidade chilena não era uma ilusão de Allende.
            Mas, como todo Estado capitalista, isto não quer dizer que não tenha havido repressão a movimentos sociais, ou mesmo aos partidos políticos, caso do Partido Comunista chileno que ficou proibido durante dez anos 1948 – 1958.

Por uma via chilena
            O antigo marxismo mecanicista da III Internacional que impôs aos Partidos Comunistas da América Latina a estratégia nacional-democrática estava em crise com a desestalinização e se começava a perceber que havia um entrave para a aliança com a burguesia nacional, a existência dessa última.
            A busca de uma via essencialmente chilena, um caminho próprio para o socialismo, constituía para os padrões da época algo muito avançado. Vale ressaltar que em um curtíssimo período de tempo as Ciências Sociais no Chile se desenvolveram quantitativa e qualitativamente de modo assustador – e muito proveitoso.
            Entretanto, não seria algo tão digno de surpresa se nos lembrarmos que o Partido Comunista chileno não surge com paradigmas estabelecidos pela III Internacional, mas como fruto de um movimento organizado que  construiu seu partido em 1912, tendo à frente Luís Recabarren. Ou ainda que o Partido Socialista chileno nascesse com viés marxista, ainda que abrigasse setores socialdemocratas, com concepções avançadíssimas, sobretudo em relação à dependência.
            Apesar dos percalços pelo caminho, no geral os partidos Socialista e Comunista caminharam lado a lado na maior parte do tempo, e foram, sem dúvida, a grande arma para a constituição de uma frente política que não fez alianças de classe com a burguesia, não por acaso Carlos Altamirano afirmou que a aliança com as classes médias significariam a “renúncia da revolução”, o que inviabilizava a aliança, por seu sistema ideológico, mas recorda que o programa básico da Unidad Popular não entrasse em contradições com seus interesses objetivos. Deixo esse debate para aqueles que forem atrás do livro.

Duas perguntas: Frente Popular?  E se um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, por que assim deve ser com o modelo político?
            Em muitos debates com militantes, sobretudo trotskistas, há uma tendência bizarra a se considerar o governo da Unidad Popular como de Frente Popular. Ora, o conceito é utilizado como um conceito abstrato de validade geral, e não historicamente construído, jogando às favas o arsenal teórico do marxismo – inclusive de Trotsky.
O que a Frente Popular – que obteve êxito eleitoral no Chile, mas em 1952, foi que a Unidad Popular não foi? Um governo de colaboração de classes, de hegemonia burguesa, num período de ofensiva das forças reacionárias.
Os partidos políticos que constituíram a UP, hegemonizada por partidos proletários – O PS e o PC – eram todos do espectro ideológico da esquerda, com um pluralismo que dificilmente encontraríamos hoje. Tendo incluído até o MIR (Movimiento de Izquierda Revolucionária), que sequer concorria às eleições, aceitando somente a via armada (não-foquista, mas de massas).
Daqui podemos extrair uma grande lição para o futuro. Se houve algo que permitiu o avanço qualitativo em concepções e mesmo em termos de apoio popular foi essa pluralidade. Tanto pelo franco debate de ideias que são o motor da revolução, quanto pela possibilidade de se apoiar o governo tendo por preferência esta ou aquela forma de conceber sua participação no processo revolucionário. Claro que Allende terminou isolado em boa parte porque a esquerda preferiu se digladiar na hora errada, mas ninguém disse que política é um troço fácil.
Mas afinal, reforma OU revolução?
            Por fim, até porque deveria ter sido um texto curto, há esse eterno debate sobre Allende. Se quisermos enfiar ideias na realidade poderíamos tranquilamente caracterizar seu governo como reformista. Mas, se esquecermos de levar em conta a formação dos Cordones Industriales, as JAP, os Consejos Comunales, mesmo o incentivo à ocupações de terra (rural e urbana) para acelerar os processos, enfim, estaremos deixando de lado algo que faz de Allende um socialista, revolucionário muito avançado em relação a outros homens de esquerda do seu tempo. Em nenhum momento passou pela cabeça dele a institucionalização do poder popular; Allende não era um estatista, era um marxista.
            Claro que houve tensões fortíssimas entre “a revolução vinda de cima” e a “revolução vinda de baixo” (Peter Winn), mas este é o tipo de tensão que o vice-presidente boliviano, Alvaro García Linera, caracteriza como criativa, porque é o que faz o processo estar em movimento.
            Aqueles que pensam que será possível chegar ao socialismo só com reformas ou só com revolução estão errados. Precisamos superar essa falsa contradição, que não faz mais sentido, e avançar por reforma e revolução. Afinal, a revolução é, como diria Gramsci, um processo dialético, sujeito a contradições. E quem duvida que vá conversar com Chávez...



Sugestões de leitura:
- Dialética de uma derrota, de Carlos Altamirano (editora Brasiliense; 1979).
- A revolução chilena, de Peter Winn (editora UNESP; 2009).
- Canção Inacabada, de Joan Jara (editora Record; 1998).


Nenhum comentário: